Olá meus amigos e amigas! Sejam bem vindos ao meu novo blog! Para quem não sabe durante vários anos escrevi no https://willianbeneducci.blogspot.com/ sobre temas passageiros, startups e outros assuntos variados... Esse novo portal será focado na intersecção de tecnologia e empreendedorismo, algo que tenho estudo já há algum tempo.
Back to business... durante 2020 gostaria de retornar ao meu velho e bom hábito da escrita e, quem sabe, conseguir transmitir algo útil para algum curioso interessado e atento do LinkedIn.
O primeiro tema que gostaria de abordar é justamente sobre inovação... Não é qualquer inovação... A inovação por aplicativos! Só essa temática daria para escrever por horas e horas a fio nesse grande ano bissexto de 2020. (Calibrem as piadas do passar 365 dias fazendo algo... esse ano são 366...)
Mas... seguindo um processo que venho aperfeiçoando ao longo dos anos... bora focar!
Venho lançando alguns aplicativos através da Polite Apps desde 2014 e, desde então, muitas pessoas me procuram e falam "tenho uma ideia... mas não posso te contar, você vai me copiar e ficar rico milionário as minhas custas"...
[PAUSA POÉTICA]
Gente... para tudo...não é bem assim! Para desenvolver um aplicativo de sucesso (ou qualquer outra coisa) é necessário muito esforço, tempo e recursos... Apesar da mídia adorar querer mostrar que é assim, não é verdade...
Vamos lá! Minha mente de engenheiro não me permite pontuar os motivos do porquê de outra maneira que não em tópicos.
Vamos lá! Minha mente de engenheiro não me permite pontuar os motivos do porquê de outra maneira que não em tópicos.
1 - Ué: mas o Instagram destruiu o Snapchat quando o Zuckenberg ficou com raiva pelo fracasso na proposta de aquisição. Ele criou o Stories e BOOM... Adeus Snapchat...
Verdade, mas uma coisa é você sair de casa andando com a fé de que vai chegar até o Alasca. A outra e você estar a 60 km/h e ser passado por um carro a 120 km/h. Tanto Instagram quanto Snapchat tinham uma base grande de usuários. Entretanto, um era obviamente muito parecido com o outro em termos de "tipo de conteúdo". Zuckenberg ao perceber isso entendeu que poderia economizar um troco, lançou a nova feature e deixou sua popularidade maior esmagar o concorrente. Sua velocidade maior atropelou o Snapchat... Coisa similar aconteceu quando o Bill Gates melou a compra do Slack para criar o Microsoft Teams, ambas plataformas de chat empresarias bem similares.
Isso é bem diferente de uma ideia totalmente nova conversada com alguém que, tanto quanto você, não tem verba nem tempo para levar isso para frente. A incerteza é gigante, como o cara indo para o Alasca. Geralmente eu não tenho medo de falar minhas novas ideias para amigos e colegas próximos pois sei que ambos não têm tempo nem recursos para tocar a nova ideia. Talvez eu me seguraria um pouco para falar com uma pessoa que tem habilidades técnicas, dinheiro e tempo para tocar a ideia do zero, mas dificilmente alguém vai acreditar tanto na sua ideia nova que vai parar a vida para fazer isso acontecer. O que vimos no filme do Zuckenberg é uma obra artistica... and reality is often disappointing" Apesar de aparentemente a ideia ter sido copiada, foi o Tio Zuck que suou em cima da ideia dias e mais dias, saiu da faculdade e trabalhou até ela decolar...
2 - O problema do marketing: sua startup faz o que mesmo?
Outra coisa bem complicada é o marketing. NUNCA. JAMAIS. NEVER. duvidem do poder do marketing. Em 2019 o mercado de marketing movimentou sozinho cerca de 26 bilhões de dólares! Não é "mentirinha", não é "bobeirinha" que você e qualquer um que tente e queira emplacar um produto precise investir um dinheiro pesado nisso. Sem marketing nunca uma pessoa vai ficar sabendo que você faz o melhor churros de xuxu gourmet da região. Simplesmente é impossível você vender ou muito menos viralizar. Se sua ideia é boa, ótimo! Agora você precisa avisar o resto do mundo... isso vai custar caro... Viralizar é um sonho para todo desenvolvedor de apps mas não é igual na Disney. Por exemplo, dê uma lida nesse artigo do app Flap Birds e entenda como ele viralizou, várias pessoas acusam até de que o desenvolvedor tenha usado bots para "simular" avaliações e artificialmente subir no ranking de downloads. Sua ideia, por mais genial que seja, vai precisar de muita divulgação.
3 - Desenvolvimento: mas como que você faz um app?
Amigos e amigas... pasmem... vocês precisam sentar na frente do computador e começar a ler... ler... ler... depois tentar... tentar... tentar... e ai errar, errar e errar. Eu mesmo repeti isso umas mil vezes desde 2014. E olha que meus apps não são um Pokemon GO em termos de tecnologia e popularidade... Resumindo: precisa de muito tempo, suor e lágrimas. O seu app revolucionário vai precisar também.
- Se você não sabe programar, vai ter que pagar alguém para fazer e ai vai dinheiro.
- Se você está disposto a desenvolver, vai ter que investir bastante tempo.
- Se você sabe programar, vai precisar colocar um chapéu de marketeiro e sair divulgando...
Seguindo o bordão: não é feitiçaria, é tecnologia e muito esforço mesmo para ter uma ideia tirada do papel e rendendo milhões...
Por fim, um artigo que eu acho legal e resume todo meu pensamento tem o seguinte título: "(...) uma ideia vale um dólar, uma boa execução vale um bilhão"
Então, tranquilidade e boa sorte para conseguir ajuda com sua ideia genial! Não tenha (tanto) medo de compartilhar e conseguir amigos para executar!
Espero que vocês tenham gostado desse artigo! Dependendo de como forem os próximos dias, logo tem mais!
Abraço!
Abraço!
Bônus:
A minha ironia na maneira de me expressar foi recém adquirida através de horas e horas escutando o podcast Tecnocracia, altamente recomendado:
https://podtail.com/en/podcast/tecnocracia/
Um artigo que me inspirou a voltar a ativa foi esse "Por quê você deveria ter ao menos duas carreiras":
https://hbr.org/2017/04/why-you-should-have-at-least-two-careers
https://podtail.com/en/podcast/tecnocracia/
Um artigo que me inspirou a voltar a ativa foi esse "Por quê você deveria ter ao menos duas carreiras":
https://hbr.org/2017/04/why-you-should-have-at-least-two-careers
Parabéns pelo recomeço Will, ótimo post!
ReplyDeleteMuito obrigado Pechi! Um forte abraço!
DeleteGrande Will, gostei bastante da leitura, principalmente o item 2. Realmente ter uma ideia e saber executá-la muitas vezes não se compara com o poder do marketing pra levar isso pra frente.
ReplyDeleteMas como o cara que vai para o Alasca, vamos manter a fé e tocar a bola pra frente.
Abraços.
Grande Claudio! Marketing é uma baita ferramenta que precisamos ter na mão pra colocar qualquer ideia pra frente! Só tomando na cabeça que a gente aprende o quanto precisa dele pra poder vender nossos serviços e produtos! Um forte abraço!
Delete