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SEO e PPC: por onde começar?


Estamos aqui novamente! Depois de muito tempo sem post, surgiu uma hora de falar de duas coisas eu acho legal: SEO e PPC.

Começando do começo: o que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization. Sabe quando você procura algo no Google e encontra logo? Então, esse é o resultado da busca orgânica. O profissional que trabalha com SEO tenta dar mil cambalhotas para que isso aconteça. O que ele faz é tentar auxilar o sistema dos buscadores a encontrar palavras chave que sejam importantes para o sistema robotizado indexar o seu site como relevante. É um trabalho construído na base do tempo, por bons profissionais e, principalmente, com conteúdo direcionado e de qualidade. Pode acontecer ao acaso: existem diversos sites que fazem bom conteúdo e, naturalmente, se destacam frente a compartilhamento das pessoas. Mas também pode nunca acontecer, e ai entra a importância do profissional focado nessa área. Não vou me prolongar muito, existem diversos posts sobre isso e conteúdo de muita qualidade. Recomendo ler esse conteúdo: clicando aqui.

Mas e o PPC?

PPC é a abreviação de Putz-Para-Cara, brinks, é de Pay-Per-Click. Quando o conteúdo precisa daquele empurrãozinho nada melhor do que ter bolso fundo para pagar por isso, não é mesmo? Pois bem, onde tem oportunidade tem negócio e o Google assim como Facebook não perdem tempo. O sistema de buscadores mais utilizado no mundo gera cerca de 80% da receita ($ 147 bilhões) do Alphabet sua holding. O sistema funciona com o usuário escolhendo algumas palavras chave para servirem de gatilho para o aparecimento da sua propaganda, cada vez que alguém clica no link que leva para sua página você paga, vem daí o nome "pague por click". 

Destaco o Google Ads como melhor PPC que já usei. O Facebook Ads, que funciona de maneira análoga, eu achei muito ruim e pior, tem videos de canais importantes no youtube que dizem que é uma fraude principalmente pela falta de engajamento nas páginas que são promovidas por esse método! Veja aqui, vale a pena!

Vamos então focar no Google. Algumas dicas:

1 - Faça uma conta no Google Ads clicando aqui.

2 - Felizmente o Google fornece materiais excelentes de treinamento sobre a ferramenta. Recomendo acessar esse guia de cursos grátis aqui.

3 - Lembre que existe a Search Network e a Display Network. Você pode colocar propaganda nas duas mas cada uma tem um tipo mais comum de propaganda. Search Network é o Google que todo mundo usa para buscar as coisas, é excelente para negócios. A Display Network acredito que é mais direcionada para consumidores finais, pois apresenta propagandas no Youtube, banners em sites e outros associados com conteúdo classificado pelos robôs e de interesse para o usuário do site.

4 - O Google Ads disponibiliza uma ferramenta excelente para tentar encontrar a palavra chave ideal. Você pode fazer testes e tentar entender qual tem o maior volume estimado de buscas e ai posicionar a sua propaganda com esse tipo de palavra.

5 - As palavras negativas são tão importantes quanto as positivas. Se você ficar uma lista de 5 palavras chave, faça uma lista de 50 palavra negativas. Mas o que é isso? Digamos que você venda "filtros de ar industriais", pode ser que quando uma pessoa procurar "filtros de ar automotivos" você não queira que a propaganda apareça. Portanto, uma palavra negativa pode ser "automotivos". Evitando assim clicks que seriam um gasto para você mas não gerariam nenhuma receita.

6 - Outra dica é, se você tiver que se locomover para entregar o seu serviço ou produto é interessante limitar a distância para um local onde você possa chegar. Não adianta fazer propaganda para Santiago no Chile se você trabalha em São Paulo no Brasil.

7 - O Google passou anos deixando o sistema deles perfeito. A propaganda será otimizada em busca dos melhores resultados. Porém, isso vai custar. Esteja ciente que quanto mais palavras e mais regiões focar, maior será o custo. Crie um bom conteúdo, tenha um bom site, prepare-se para o SEO e use o PPC por algum tempo focando em aparecer nas buscas orgânicas.

8 - Semanalmente acesse o site do Google e veja os exemplos de buscas que estão levando a cliques. Pode ser que apareça alguma palavra negativa que para você não importa. Pode ser que tenha outras positivas que você não pensou. Lembre-se disso.

9 - Existem variações de associações que podem ser feitas com as palavras, entre buscas exatas e aproximadas. O curso do Google citado acima ensina isso muito bem. Tente resultado com as buscas exatas, depois tente com as aproximadas. Pode ser bom para seu bolso!

Espero que essas dicas ajudem você a triunfar com o Google Ads!

Boa sorte! Qualquer dúvida deixe aqui embaixo!

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